sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CULTURA BRASILEIRA - Aula 04 - A tradição e a cultura popular e de elite

Licenciatura

UNIVESP

Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ysgkdSP9k0g>



A tradição e a cultura popular e de elite


O Brasil tem um número grande e diversificado de tradições culturais: festas populares, culinária, artesanato, folclore, música, etc., e estas tradições culturais ajudaram a imprimir uma identidade multicultural no país.

A cultura é popular e dinâmica. A tradição cultural popular age como um núcleo simbólico que expressa tipos de sentimentos, convívio social e perspectivas que mesmo quando relidos ou manipulados, remetem à memória longa. Haveria uma mentalidade expressa em objetos ou formas estéticas que traduzem o ideal de relações intensas e espírito comunitário anterior ao individualismo contemporâneo.

Não podemos, hoje, identificar a cultura popular por meio da distribuição de objetos culturais num dado grupo social, pois a produção folclórica e a cultura de elite estão muito parecidas, tornando de difícil identificação às manifestações culturais de prestígios, uma fez que as referências culturais se misturam e são assimiladas por todos. As novelas, por exemplo, são disseminadas tanto para as elites quanto para a população em geral.

A cultura popular não é significado de ignorância, tratar uma cultura como popular e outro como erudita já é um preconceito, pois não há cultura superior e nem inferior. Há culturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário