sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CULTURA BRASILEIRA - Aula 05 - Carnavalizar a cultura

Licenciatura

UNIVESP





Carnavalizar a cultura


O carnaval é uma festa popular de mercado. de diversões, de farra. Nesta festa tem desfile, concurso, dança, música, etc.
Carnavalizar é contagiar-se, alegrar-se. É também participar de um acontecimento de mercado, uma farra, com prazo de validade, desfiles e blocos, restrita aos quatro dias anteriores à quarta feira de cinzas.

Mais que uma festa o carnaval é uma data, por isso não há uma forma de brincar o carnaval, há muitas. O carnaval é um modo de a sociedade reagir à realidade desigual, brutal a autoritária que a população brasileira vivenciou ao longo da história.

No tempo da escravidão os negros se reuniam nas senzalas em rodas cantando, dançando e comendo. Essas rodas, denominadas rodas de samba, foi quem deu origem a palavra samba e a comida deles: eram sobras que seus senhores não consumiam e jogariam fora, que seriam a orelha do porco, o pé de porco e seus derivados, juntamente com o feijão preto, dando origem às feijoadas.


Hoje o samba não é o único gênero do carnaval, mas é considerado uma identidade comum. As escolas de samba se tornaram um símbolo da identidade cultural do Brasil. Nas diferentes formas que o carnaval assumir será considerado sinônimo da vitalidade popular e capacidade de se reinventar e se divertir e ir muito além do próximo carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário