sábado, 25 de outubro de 2014

CULTURA BRASILEIRA - Aula 10 - A cultura literária



A cultura literária

Houve época em que a literatura era o principal sonho cultural da elite brasileira, mas, hoje, a literatura não tem mais o mesmo peso cultural que possuía. Hoje as obras literárias disputam a atenção das pessoas com um bombardeio de fontes de prazer, reflexão e entretenimento.

Nossa história é marcada por uma desigualdade social que fez do Brasil um país da oralidade. E mesmo nossa elite leitora é muitas vezes uma iniciante na cultura literária.

Segundo a câmara brasileira do livro há quase 90 milhões de letrados no Brasil e uma parcela grande desse bolo não lê nada. A situação é crítica para o Brasil, os estudantes têm dificuldades de usar a leitura como ferramenta pata obter conhecimento em outras áreas, isso significa que grande parte dos estudantes do país conseguem apenas localizar informações ou reconhecer o tema de um determinado texto, habilidades que são do nível mais básico da leitura.

A literatura é uma condição, tomar contato com o universo literário leva a um prazer específico que a outros não se compara. A escrita narrativa ou lírica expõe constantes culturais históricas ou amplifica questões recorrentes da existência humana. A imaginação literária não está descolada da vida, mas isso não é claro para os leitores em formação e até para alguns já formados. A importância de se ler muitos livros é tomar consciência de um número de propostas alternativas de relatos de experiências, situações e reações. Para que se possa aprimorar um "eu" autônomo em relação ao mundo, podemos entender melhor a cultura, a nós mesmos, o nosso comportamento mais inconfessado e a nossa própria vida por meio da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário