sábado, 25 de outubro de 2014

LETRAMENTO DIGITAL - Aula 11 - Representações do mundo real no mundo virtual




A representação de objetos existe em todas as áreas. A representação do real (um mapa, por exemplo) não é a realidade (o local representado pelo mapa). Assim como a fotografia, pintura, caricaturas de uma pessoa (representação), não é a pessoa (real).

Na atualidade a representação virtual é feita por meio de computadores. Porém, para realizar essas representações virtuais é necessário ter equipamentos adequados, como computadores conectados à internet, placa de vídeo que suportem as representações gráficas, energia elétrica, etc.

Atualmente é possível utilizar uma foto ou um mapa virtual para que a pessoa se localize e planeje como fará para ir até o lugar descrito nas representações virtuais. Ainda em relação ao planejamento é possível consultar o site do lugar, sua agenda, qual é a programação do dia. Pode visualizar outras fotos do lugar, assim como, relatos de experiência de quem foi.

Veja, por exemplo, o google maps: quem quiser ir a algum lugar, é só digitar o endereço no site e pronto, logo é possível observar o mapa, rotas entre outras coisas. Experimente:



As representações virtuais podem ser tridimensionais, com finalidades diferentes para públicos específicos.

Contudo, por mais rica que seja a representação virtual não é aconselhável substituí-la por uma vivência real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário