sábado, 25 de outubro de 2014

CULTURA BRASILEIRA - Aula 11 - Pós-modernidade e o enigma brasileiro



Pós-modernidade e o enigma brasileiro

A cultura brasileira tornou-se o palco de uma disputa simbólica: a crítica da desigualdade com a velha ordem da conciliação das diferenças. Uma mentalidade fundada na generosidade e na hospitalidade, mas também na exclusão, bombardeada pelas experiências culturais da pós-modernidade.

O Brasil é o 5º país em superfície, não temos terremotos ou ciclones, mas temos o segundo rio do mundo em cumprimento, o amazonas, que é o primeiro em largura. Por causa da natureza somos auto-suficientes em energia, e nossa energia é limpa, porém, somos a 7º economia do mundo e um dos 12 países mais desiguais do planeta. É um dos 15 países com maior número de homicídios.

Investimos 5,4 do PIB em educação, tanto quanto os EUA e mais do que a Itália, e estamos em 7º entre os países com mais crianças matriculadas no ensino fundamental. Temos o 2º maior índice de analfabetismo da América Latina, atrás somente da Bolívia.

O Brasil se submeteu por 450 anos ao modelo europeu e já se submete ao americano por mais de meio século. Mais isso não impediu o país de cultivar seu próprio modelo feito de miscigenação, sincretismo, alegria, sensualidade, simpatia, acolhimento, solidariedade e esperança. Criou para si mesmo uma civilização a partir de uma história dolorosa, uma natureza generosa, e a tentativa de não levar a pior nas situações difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário