sábado, 25 de outubro de 2014

CULTURA BRASILEIRA - Aula 13 - Futebol cultura



Futebol cultura

Há duas maneiras de pensar o futebol na cultura: Primeira, é como esporte popular que tem sua dinâmica própria, uma estrutura de times, craques, competições e tabelas, uma colônia de torcedores e comentaristas esportivos, além de uma carga de valores de qualidade dentro e fora de campo. Outra coisa muito diferente é o que o futebol simboliza para identidade cultural no Brasil, uma coisa é o futebol instituição, outra é o fenômeno cultural, a representação que o brasileiro faz de si mesmo por meio do futebol.

O futebol se globalizou e muito da nossa torcida é fruto de um fundamentalismo patriótico, que vê nossos jogadores em times estrangeiros. Os clubes viraram empresas, a FIFA tem poderes de estado e o futebol profissional condena o que é inútil, e é inútil o que não é rentável.

A única forma de manter a integridade da cultura, da instituição futebol em uma região como a América Latina, por exemplo, é o espaço a prática da diversidade.

O futebol também é um fenômeno cultural no Brasil, não só por ter se tornado o país do futebol por causa da paixão de seu torcedor,  mas pelo que o esporte representa na sociedade.

O futebol é uma festa popular que concentra muitas paixões brasileiras, uma explosão de energia vital que poucas vezes vemos manifestar na cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário