sábado, 25 de outubro de 2014

LETRAMENTO DIGITAL - Aula 10 - Portais como abordagem para a organização de recursos informacionais na Web



As informações são organizadas na web por meio dos portais. A qualidade organizacional depende de inúmeros profissionais e podem ter um custo para o usuário.
Alguns portais oferecem conteúdos personalizados, navegação interna por links, links com outros sites, downloads, chats, jogos, experimentos, arquivos sonoros, entre outros.
No portal da prefeitura, por exemplo, podemos encontrar qualquer escola da rede, ver o número de alunos, nome dos profissionais que trabalham, entre outros números e informações. Veja:
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/AnonimoSistema/BuscaEscola_google.aspx

E podemos, ainda, ter acesso às publicações de diversos materiais, observe:

http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo/Publicacao2013/CadernosdeApoioeAprendizagemNatureza.aspx?MenuID=45&MenuIDAberto=42

Em relação aos conteúdos, alguns portais trazem uma divisão em relação ao público, dividindo por grau de instrução, por exemplo, ensino fundamental, ensino médio, graduados, pós-graduados. Outros dividem por faixa etária.

No Brasil, um portal bastante visitado é o portal do Instituto Brasileiro Geográfico Estatístico (IBGE) que traz diversas informações estatísticas sobre o nosso país. Veja, por exemplo, dados sobre "algumas características da inserção das mulheres no mercado de trabalho" publicados no portal do IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_mulher/Suplemento_Mulher_2008.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário