Documento
Digital – Produção de Conteúdo Digital
por: ANTONIO MENDES DA SILVA FILHO
Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/041/41amsf.htm>
Informação
compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum
modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. A
informação digital é um dos principais, senão o mais importante, produto da era
atual. Ela pode ser manipulada e visualizada de maneiras distintas. Assim, à
medida que a informação digital circula através de fluxos de trabalho que atuam
sobre ela, sua representação e formato sofrem modificações, visando atender
demandas específicas.
Dentro deste
contexto, a produção de jornais, revistas e periódicos constitui uma das
primeiras áreas onde as tecnologias para produção de conteúdo digital foi
empregada e, hoje em dia, a maioria desses editores trabalham com conteúdo em
diversos formatos como, por exemplo, XML (Extensible Markup Language). XML é uma metalinguagem que separa conteúdo de apresentação, oferecendo
flexibilidade, interoperabilidade, extensibilidade e, principalmente, reuso.
Dentre esses aspectos, a possibilidade de fácil reuso de conteúdo em diferentes
mídias além do uso de recursos multimodais e elementos interativos abre o leque
para inúmeras aplicações. Nesse sentido, se considerarmos, por exemplo, a
área de educação, pode-se explorar formas de publicação de documentos digitais
com conteúdos pertinentes ao campo da física computacional, matemática,
química, dentre outras.
Cabe salientar que ao se prover documentos digitais com recursos
multimodais e elementos interativos, permite-se tanto um acesso mais fácil
quanto um entendimento maior desses conteúdos. Importante ainda observar que uma forma de transmitir conhecimento
tácito é integrando simulação, por meio de elementos interativos, a documentos
digitais. Como resultado, consegue-se ampliar a população alvo para difusão, aprendizado
e uso de tais informações.
É importante ressaltar que com a popularização da Internet ao longo dos
últimos anos, a inserção da XML e tecnologias suplementares de mídia digital
têm redesenhado o cenário da produção dos, então, denominados documentos
digitais. Nesse sentido, um documento
digital pode conter figuras, gráficos, dados estruturados, representações
dependentes do tempo como filmes, programas computacionais, dentre outras
formas de visualização. Incorporar recursos adicionais de multimídia ao
conteúdo textual promove a visualização multimodal, beneficiando várias
categorias de produção de conteúdo digital. Além disso, o documento digital
possibilita o entendimento de assuntos difíceis e abstratos em diversas áreas
da educação. Perceba ainda que a utilização de recurso multimodal contido nos
documentos digitais serve ainda para prover significativa parcela da população
de acessibilidade a uma gama variada de conteúdo de maneiras distintas. Dessa
forma, por exemplo, pessoas com deficiências visual, auditiva ou outros que
tenham dificuldade de lidar com conceitos abstratos podem tirar proveito do
acesso a documentos digitais.
Uma das principais questões na produção de conteúdo digital trata-se do
método utilizado para representação de dados. Aliado a esse aspecto, outros requisitos que necessitam ser atendidos
compreendem interoperabilidade, escalabilidade e flexibilidade. Nesse sentido,
a XML oferece uma forma simples de representação e organização de dados, bem
como torna o problema de incompatibilidade de dados gerenciável. Aliado a esses
fatores, tem-se um subconjunto de padrões globais derivados da XML que são
empregados no processo de produção de conteúdo digital como, por exemplo,
MathML (Mathematical Markup Language), SVG (Scalable Vector Graphics) e SMIL
(Synchronized Multimedia Integration Language).
Adicionalmente, deve-se ainda ressaltar que os provedores de conteúdo
das mais variadas naturezas e educadores têm a necessidade de explorar novas
formas de disponibilizar informações. Isto é uma realidade no cenário atual onde tem-se a educação cada vez
mais valorizada, além do que educadores têm buscado novas formas de transmissão
de conhecimentos. Também neste cenário, encontra-se os produtores de conteúdo
digital que necessitam incorporar elementos interativos e recursos multmodais
como encontrado nas diversas mídias. Nesse sentido, vale ressaltar que
diferentes apresentações de um conteúdo constituem diferentes representações do
conhecimento que ele contém. Além disso, diferentes pessoas têm percepção e
compreensão diferentes das coisas através de cada representação.
Assim, um documento digital proporciona diversos benefícios quando
incorpora recursos multimodais. Dentro desse
contexto, MathML é uma aplicação XML orientada para área de Matemática com o
objetivo de facilitar uso e reuso de conteúdo matemático ou de natureza
científica necessário na produção de conteúdo digital. MathML permite a
manipulação e apresentação de conteúdo científico, além de dispor de
conversores para conversão para outras notações, sendo interoperável, e.g., com
TeX.
Por outro lado, SVG é uma aplicação XML que permite a editoração e
manipulação de elementos gráficos. SVG faz uso da XML para definir o formato desses elementos. Documentos
SVG possuem uma série de vantagens, quando comparados a outros formatos,
podendo ser manipulados e convertidos por várias ferramentas. Também,
integra-se facilmente a tecnologia Java. SVG oferece suporte a troca,
manipulação e apresentação de informação gráfica de modo inteligente, possuindo
vantagem competitva diante do Flashä. Empresas envolvidas no desenvolvimento e
difusão da SVG compreendem Sun Microsystems, Adobe, Apple, IBM, Kodak, dentre
outras.
Já SMIL é uma tecnologia baseada em XML para descrever o controle,
leiaute e sincronização na produção de conteúdo digital com recursos
multimídia. Recursos como
áudio, animações e controles em tela, dentre outros, podem ser adicionados a
documentos digitais. SMIL permite a integração de recursos multimídia (texto
dinâmico, áudio e vídeo) a conteúdo digital, proporcionando produção e
apresentação de conteúdo digital no estilo de TV.
Para saber mais sobre essas tecnologias, o leitor pode consultar os
sites abaixo:
XML
(Extensible Markup Language)
World
Wide Web Consortium (W3C)
Página XML do W3C
Conjunto de recursos
sobre XML
Página do Oasis XML
Cover Pages
Mathematical
Markup Language (MathML )
Página do W3C sobre
MathML
Página do W3C sobre
contendo documentação sobre MathML 2.0
Página do W3C sobre
contendo informação sobre editor e browser Amaya
Página do Oasis XML
Cover Pages com material sobre MathML
Scalable
Vector Graphics (SVG )
Página do W3C contendo
documentação sobre SVG
Página do W3C contendo
documentação sobre SVG
Synchronized
Multimedia Integration Language (SMIL )
Página do W3C sobre
SMIL
Página do W3C contendo
documentação sobre SMIL
Página contendo
informações adicionais sobre SMIL
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